Tempo de leitura: 6 minutos
A maioria das pessoas sonha com a compra da casa própria. Geralmente, o maior desejo dessas pessoas é alcançar estabilidade e segurança, além de sair do aluguel.
O que é compreensível, já que, apesar de proporcionar uma moradia, é um dinheiro usado todo mês em um imóvel que não é seu.
A maioria dos brasileiros, apesar de aspirar ter uma casa própria, enfrenta vários obstáculos comuns, como dificuldades de fazer um pagamento de entrada suficiente, níveis incapacitantes de dívidas e o pouco acesso a crédito.
Ainda assim, mesmo diante das dificuldades impostas em momentos de crise, como os efeitos da pandemia do coronavírus, ainda é possível materializar a conquista da casa própria.
Para quem deseja realizar esse sonho, o consórcio imobiliário pode ser uma ótima opção. Ele funciona como uma espécie de autofinanciamento: um grupo de pessoas, com um mesmo objetivo de aquisição, realiza pagamentos mensais formando um fundo comum.
Suas vantagens são inúmeras e, para saber em detalhes como o consórcio pode tornar o desafio da casa própria muito mais fácil do que você imagina, acompanhe até o final. Boa leitura!
Por que sair do aluguel?
As nossas conquistas só se tornam possíveis à custa de planejamento prévio: fazer as contas, calcular, projetar para o futuro.
A questão é que, pela falta desse planejamento, muitas dessas pessoas acabam deixando o desejo da casa própria apenas no “sonho” e não se programam para, de fato, sair do aluguel para algo que é realmente seu.
O problema maior aqui é que aluguel é um dinheiro que não volta para você, ou seja, é um dinheiro que não rende. Muito pelo contrário, só te descapitaliza, já que está sempre sofrendo reajustes.
Além disso, há um empecilho comum entre essas pessoas: acreditar que seja, realmente, necessário ter uma grande quantia em mãos para pagar a vista, ou dar de entrada. Nesta última opção, há ainda a preocupação com os juros subsequentes das parcelas do financiamento.
Ainda assim, na maior parte dos casos, morar de aluguel é muito mais oneroso que adquirir um imóvel, independente da modalidade de pagamento escolhida, como financiamento ou consórcio. Ainda que apenas o consórcio não exija entrada, oferecendo, portanto, maior facilidade de uso e controle do seu orçamento.
Por fim, vale destacar que possuir uma casa confere vários benefícios aos proprietários, incluindo a capacidade de acumular renda acessando crédito com mais facilidade, construindo patrimônio líquido e reduzindo custos de moradia.
Como o consórcio pode te ajudar?
Sair do aluguel é um desejo que pode ser conquistado e sem ser necessário gastar muito dinheiro de uma só vez. É verdade que pagar a vista por um imóvel é muito mais favorável ao comprador. Mas, e se isso for possível pagando parcelado? Vamos te explicar como:
Uma das questões avaliadas na hora de decidir entre uma compra à vista ou parcelada é o valor dos juros ao longo das parcelas, não é mesmo?
Com o consórcio, ainda que você faça o pagamento do valor total dividido em parcelas, o valor das mensalidades não é acrescido — como costuma ocorrer em instituições bancárias. Há apenas uma taxa administrativa que é embutida no total das parcelas, que varia de valor conforme a administradora.
Essa modalidade de pagamento é ideal para aquisições que precisam de planejamento. Isso porque, com o consórcio, você começa poupando e transforma essa poupança em um objetivo realizado, a partir da contemplação. Uma de suas maiores vantagens é o poder de compra à vista, apesar do pagamento parcelado.
No caso de consórcio de imóveis, também vale destacar a possibilidade de utilizar o seu FGTS como meio de pagamento. No entanto, para utilizar o saldo do FGTS no consórcio imobiliário, você deve atender aos requisitos do imóvel e do trabalhador, definidos pela Caixa Federal, bem como escolher um imóvel residencial urbano e destinado a sua moradia, como explicamos detalhadamente aqui.
Como funciona o consórcio?
O consórcio de imóveis é uma alternativa economicamente viável para quem não tem urgência em sair do aluguel, mas deseja começar aos poucos.
Isso porque, como dito acima, ele é muito mais vantajoso financeiramente, já que o investimento é 100% parcelado e com juros zero. É aquela opção que anda juntinho com o seu planejamento, sendo uma excelente forma de poupar dinheiro e conquistar o imóvel dos seus sonhos.
Ele funciona da seguinte maneira:
- Em primeiro lugar, a administradora do consórcio cria, administra e faz a gestão dos grupos;
- Junto à administradora, os consorciados estipulam um prazo, o valor do bem (que será o valor da carta de crédito) e a quantidade de mensalidades para a quitação do valor total;
- Todo mês, um consorciado é contemplado com a carta de crédito através de um sorteio, adquirindo o poder de compra à vista;
- Dessa maneira, ocorrem sucessivas assembleias mensais até que todos sejam contemplados.
Se você não quiser esperar ser sorteado, tem a opção de ofertar um lance para acelerar sua contemplação. Essa opção, na prática, funciona exatamente como um leilão, clicando aqui você vai aprender como se planejar para ter sucesso com essa estratégia.
Como escolher uma empresa de consórcio para sair do aluguel?
Agora que você já percebeu que o consórcio de imóvel é uma das melhores saídas para sair do aluguel, pode estar pensando: “Mas qual empresa escolher?”
Pois bem, além de manter o foco e ser disciplinado financeiramente, é essencial contar com uma administradora de confiança e qualidade que te ajude a alcançar o tão sonhado objetivo.
Ao fazer sua pesquisa, há uma série de quesitos aos quais você deve ficar de olho, como o contrato fiel ao que foi dito verbalmente, atendimento personalizado, experiência de mercado e a capacidade de atender suas necessidades e expectativas.
Há 40 anos no mercado, a Reserva trabalha para mudar a vida de pessoas como você! Com mais de 6.847 bens entregues e 13.859 clientes satisfeitos, temos uma comunicação aberta, simples e humana, dispondo de toda a confiança que você precisa para alcançar o sonho da casa própria. Se quiser saber mais sobre e tirar dúvidas relevantes sobre o consórcio, será um prazer atendê-lo!
Observação: este artigo destina-se apenas a fins informativos e não deve ser interpretado como aconselhamento jurídico, financeiro, tributário ou outro. A depender da sua situação individual, as circunstâncias ou elementos podem sofrer variação. Por isso, recomendamos que você simule o seu consórcio e consulte um profissional antes de agir. Clicando aqui, você receberá toda ajuda para sair do aluguel com nossa equipe de especialistas.