Tempo de leitura: 7 minutos
Comprar uma casa ou apartamento é uma etapa fundamental e marcante na vida de todo mundo. O imóvel próprio ainda é o sonho de grande parte da população brasileira. Segundo uma pesquisa realizada este ano pela Datastore, empresa especializada em pesquisas do setor imobiliário, 13 milhões de famílias do país pretendem comprar uma residência nos próximos dois anos. Com o mercado aquecido e várias opções disponíveis, surge a dúvida: qual investimento é melhor? Casa ou apartamento?
Os dois possuem vantagens e desvantagens que você deve conhecer e analisar antes de comprar a casa ou apartamento. Por isso, preparamos um material completo para te ajudar a decidir qual deles está mais adequado ao seu perfil e estilo de vida. Boa leitura!
Casa ou Apartamento: como planejar a sua escolha?
Um investimento de longo prazo, com alto custo, exige preparação. Afinal, você não quer pensar em todos os detalhes do seu novo lar, planejar os momentos incríveis que irá viver com a sua família ou amigos, e depois se frustrar, não é? Botar os prós e contras de cada opção na ponta do lápis é o que irá evitar situações desagradáveis.
A questão central na hora de tomar a decisão de comprar uma casa ou apartamento está em se conhecer bem. Por exemplo, você é uma pessoa mais festeira? Ou é mais reservada? Gosta de espaço ou prefere um local fácil de arrumar? Tudo isso deve ser levado em consideração.
Vamos começar trazendo as vantagens e desvantagens da casa.
Casa: o que levar em conta na hora de escolher este tipo de imóvel?
Primeiramente, vale destacar que casa ou apartamento são opções maravilhosas, cada uma a seu jeito. Na casa, uma vantagem óbvia é que você certamente terá mais espaço, além de contar com um pátio para juntar os amigos ou para deixar as crianças à vontade, já que poderão brincar a hora que bem desejarem.
Com essa liberdade surgem também algumas desvantagens, claro, como segurança reduzida em relação a um condomínio de apartamentos.
Apesar disso, existem outras vantagens em escolher uma casa, como:
- Sem regras de condomínio: viver em comunidade pressupõe algumas regras. Evidente que em casa também é necessário seguir algumas condutas de boa vizinhança, mas essas são bem menos rígidas do que as de condomínio de apartamentos.
- Sem custo mensal com condomínio: quem mora em apartamento tem uma conta mensal que é o condomínio. Atrasar o pagamento gera multa e, em casos mais graves, o morador pode até ser expulso. Na sua casa isso nunca irá acontecer, não é mesmo?
- Maior privacidade: em uma casa é mais difícil dos outros saberem o que se passa dentro das quatro paredes do seu lar. Com um pátio, você pode chamar amigos e familiares sem causar nenhum transtorno.
- Mais espaço para a sua família: você tem crianças? Se sim, é preciso considerar uma casa. Os pequenos adoram ter um espaço maior para viver suas aventuras e gastar energia.
Já as principais desvantagens são:
- Menos segurança: em uma casa, você está mais suscetível a assaltos, uma vez que não existe segurança especializada e o acesso é facilitado. Além disso, os criminosos conseguem ver muito mais dos seus bens do que em um apartamento.
- Manutenção: você e sua família serão os únicos responsáveis por todos os reparos necessários para manter a casa confortável e valorizada.
Casa ou apartamento? Já decidiu? Calma, ainda temos que falar sobre os apartamentos. Continue a leitura até o final para tomar a decisão mais acertada para o seu futuro.
Apartamento: o que levar em conta na hora de escolher este tipo de imóvel?
O apartamento é um símbolo das grandes cidades. Com cada vez menos espaços, eles possuem, no entanto, diversas vantagens, incluindo boas localizações e infraestrutura completa. Este tipo de imóvel é ideal para solteiros, casais e pequenas famílias. É claro que é possível encontrar apartamentos com bastante espaço, mas eles são mais raros e caros.
Por isso, preste bastante atenção nas vantagens e desvantagens dos apartamentos e veja se eles são a melhor opção para você para quem você ama!
As principais vantagens são:
- Maior segurança: vai para a praia? Não precisa deixar ninguém cuidando da casa ou ficar se preocupando com a segurança. No apartamento, você “apenas bate a porta e sai”. Além disso, com os serviços de portaria e segurança, o número de assaltos é bem menor e, quando acontece, você conta com todo o suporte da administradora para conseguir imagens de câmeras, por exemplo.
- Áreas de lazer: ponto forte dos condomínios, você consegue ter, muitas vezes, momentos de lazer que sairiam mais caros se você os quisesse reproduzir em uma casa. Em um condomínio, é possível ter equipamentos completos de academia, parquinho para crianças, piscina, churrasqueira e muito mais! Tudo para que você não passe um fim de semana em branco.
- Contato social: relacionado com o item anterior, você consegue fazer amizade com os seus vizinhos, conversar nas áreas comuns. Além disso, todas as decisões do prédio são tomadas em conjunto.
- Não há preocupação com manutenção: ao pagar a taxa de condomínio, você não se preocupa com a manutenção. Isso porque os prédios contam com zeladoria e sindicância capazes de resolver todos os problemas que surgirem.
Tudo são flores em apartamentos, então? Claro que não! Aqui estão algumas desvantagens de se morar nesses espaços:
- Regras: talvez essa seja a maior desvantagem. Para a harmonia entre os moradores, existe uma lista de regras que você não pode fugir. Elas incluem horário de descanso, horário para reformas, quantidade de convidados nas áreas comuns, uso correto dos bens, entre outras leis específicas que constam no estatuto do condomínio e que são passíveis de punição se descumpridas.
- Taxa de condomínio: essa é uma desvantagem para ficar atento. Alguns apartamentos são ótimos, mas a taxa de condomínio é muito elevada e acaba por comprometer o orçamento. Ela depende de vários fatores, como infraestrutura oferecida pelo condomínio, quantidade de reformas e custos fixos mensais, como funcionários contratados e contas de luz. A quantidade de moradores do local também influencia neste valor. Por isso, analise bem as suas prioridades na hora adquirir um apartamento!
- Menos privacidade: por conta das regras, você acaba tendo menos privacidade. Em alguns casos, é possível saber o que a sua vizinha está conversando com a filha. Então, nada de fofocas, não é?
Casa ou apartamento: já fez a sua decisão?
Agora que você já sabe tudo sobre esses imóveis, queremos saber: casa ou apartamento? Como vimos neste artigo, ambos possuem vantagens e desvantagens. Mas, com toda a certeza, nas duas opções você vai conquistar o sonho do imóvel próprio e viver momentos inesquecíveis ao lado de quem você ama.
Considerando os prós e contras aqui apresentados, você irá minimizar o risco de frustrações e arrependimentos. Lembre-se: um imóvel é um bem duradouro que precisa ser muito bem pensado antes da aquisição.
Consórcio Reserva junto com você na hora da sua melhor decisão
Independente da sua escolha, sabemos que ela será pautada pelo seu estilo de vida e servirá exatamente para os seus propósitos. É por isso que, com o Consórcio Reserva, você pode optar pelo melhor tipo de imóvel assim que tiver a carta de crédito em mãos. Lembrando que, além disso, como já explicamos em outro post, você também pode adquirir um terreno para construir sua casa do zero!
Conte conosco para concretizar esse sonho e dar o melhor passo para você e sua família. Para realizar a simulação do seu consórcio, acesse nosso site.