O que esperar do mercado de consórcios em 2023?

O que esperar do mercado de consórcios em 2023?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você quer uma modalidade de crédito segura, sem juros e transparente, capaz de fazer seu sonho se tornar realidade mais rápido que imagina? Então entre para o mercado de consórcios! Não importa qual seja o seu desejo: imóveis (casa, apartamentos, terrenos), automóveis (popular e premium), agro (maquinários para agro), pesados (caminhões), motos e serviços (festas em geral, cirurgias plásticas e viagens). Com o consórcio, tudo é possível!

Mercado de consórcios: um setor que só cresce!

Se depender de 2022, o mercado de consórcios será a estrela do próximo ano. A modalidade de crédito, que acaba de completar 60 anos de existência, acumulou recordes seguidos, segundo a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios). 

No último mês de outubro, o mercado de consórcios conquistou, pela décima vez consecutiva, um novo recorde de consorciados ativos: 9,18 milhões, superando em 13,5% os 8,09 milhões os números do mesmo mês do ano passado. 

Os consorciados já entenderam que a modalidade se adequou aos desejos dos consumidores. Antes, se pensava no mercado de consórcios para adquirir carros e motos. Eles ainda estão no topo da lista, mas dividem as atenções com outros sonhos. 

Confira os números do mercado de consórcios levantados pela ABAC:

  • A participação dos consorciados se divide em: 79,5% no setor de veículos automotores, subdivididas em 45,0% para veículos leves, 27,9% para motocicletas, e 6,6% para os pesados; além de 15,6% no de imóveis, 2,7% no de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, e 2,2% no de serviços (festas em geral, cirurgias plásticas e viagens);
  • Os negócios, realizados de janeiro a outubro deste ano, acumularam 3,27 milhões de adesões, 14,0% maior que as 2,87 milhões anteriores. Ao conquistar a melhor marca nos últimos dez anos, além de ter crescido 64,3% de 2013 a 2022, assinalou aumento de 79,7%, quando comparado à da menor da década, 1,82 milhão, em 2016. No período, ao alcançar R$ 212,70 bilhões em negócios contra R$ 181,85 bilhões anteriores, o total registrou aumento de 17,0%.

“Faltando apenas dois meses para o encerramento do ano”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, “confiamos que o mercado de consórcios mantenha o ritmo observado nos últimos dez meses e que, independente do cenário econômico, amplie os volumes alcançados e ratifique o comportamento comprovado pelo brasileiro, apoiado na educação financeira”, completa.

LEIA TAMBÉM: Consórcio: descubra por que é um investimento seguro e conheça 6 benefícios

Os motivos do crescimento do mercado de consórcios

Mercado de consórcios
  • Jornadas e experiências mais simples, o cenário macroeconômico, aliados a outros fatores, como avanço da educação financeira, maior visibilidade dos produtos por meio de estratégias de comunicação das administradoras e mais interesse das pessoas pela aquisição de bens (como imóveis e veículos), impulsionam o aumento da procura pelos consórcios no país.
  • Além de impactar o público tradicional, o investimento em campanhas de mídia sobre o mercado de consórcios está atingindo um novo público: os jovens. O perfil destes consumidores mudou muito nos últimos anos. Eles têm se preocupado mais com essa questão de planejamento, economizar, pensar no futuro, ter mudanças de vida e planos, e o consórcio se adequa bem para essa decisão tomada ao longo da vida.

LEIA TAMBÉM: 5 tipos de consórcio para transformar seus objetivos em conquistas 

Você conhece o consórcio?

Criado no Brasil há 60 anos, o consórcio é um meio de autofinanciamento em grupo, onde os participantes se unem para constituir poupança com o objetivo de comprar bens. No consórcio não há juros e nem entrada, a modalidade é uma alternativa para pessoas físicas e jurídicas que planejam adquirir itens como imóveis e veículos em médio e longo prazo.

Há 50 anos no mercado de consórcios, a Reserva já entregou mais de sete mil bens, além de se orgulhar por mais de 40 mil clientes satisfeitos. Fiscalizada rigorosamente, a administradora é auditada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), além de ter know-how de sobra para afirmar quais as principais vantagens do consórcio:

  • Não paga juros – Juro zero! Você não precisa pagar juros abusivos para comprar o que deseja. A parcela fica menor e o crédito fica igual ou até maior do que você esperava.
  • Desconto para comprar – Com a carta de crédito em mãos, fica muito mais fácil negociar um desconto na hora da compra. Afinal de contas, você terá condições de fazer o pagamento à vista. 
  • Ótimo investimento – Seu crédito vai aumentando com o passar do tempo, garantindo o poder de compra e fazendo seu dinheiro render. É por isso que o consórcio é o investimento preferido dos brasileiros.

Não é sorte nem coincidência! O mercado de consórcios é resultado de trabalho sério e competente

Mercado de consórcios

O Consórcio Reserva é muito mais que um consórcio! São sonhos realizados!

  • No consórcio não há juros e nem é necessário dar entrada para adesão. Você só paga o valor da mensalidade + fundo de reserva + taxa da administradora.
  • Para ser sorteado e ganhar o direito à carta de crédito, há duas opções: sorteios mensais ou lances (fixos — 50 ou 30% — ou livres); desde que as parcelas estejam em dia.
  • Além disso, toda administradora de consórcio deve ser auditada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen).
  • O cliente pode cancelar a qualquer momento, porém o seu dinheiro não será devolvido na hora, o mesmo ainda terá que esperar ser sorteado para receber o valor pago de volta.

Agora ficou fácil de entender que o mercado de consórcios terá um 2023 ainda mais próspero! 

O seu sonho te espera no ano que vem! Então faça já uma simulação do seu consórcio em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *