Tempo de leitura: 6 minutos
É muito provável que você já tenha ouvido falar de alguém que participou de um consórcio, não é? Essa é uma modalidade de negócio em que as pessoas fazem uma compra coletiva, através de um grupo gerenciado por uma administradora, com objetivo de comprar algo que desejam. Mas será que esse é um investimento seguro?
Se você tem essa dúvida, fique tranquilo: a resposta é sim! O consórcio é um tipo de investimento que dá quase 100% de garantia de retorno, motivo pelo qual tem ganhado espaço na preferência dos brasileiros.
Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), os negócios, decorrentes das vendas de cotas realizadas em janeiro de 2024, totalizaram R$ 27,89 bilhões, 26,3% maior que os R$ 22,08 bilhões obtidos naquele mês do ano anterior.
Ainda em janeiro, a soma das contemplações, momento em que os consorciados podem utilizar seus créditos para a aquisição de bens e contratar serviços, chegou a 147,55 mil, 10,4% superior às 133,59 mil de 2023.
Os dados apontam como o consórcio tem se consolidado como um dos investimentos mais seguros e rentáveis do país. Com ele, você não perde dinheiro e pode aplicar no curto prazo, trabalhando sua educação financeira e desfrutando de condições sem juros e sem entrada.
E aí, está curioso para conhecer mais motivos que levam o consórcio a ser um investimento seguro? Então acompanhe a leitura até o final!
Por que o consórcio é um investimento seguro e rentável?
É simples: porque a contemplação é garantida. O consórcio é conhecido como um investimento seguro, pois oferece quase 100% de garantia de retorno. Assim, o consorciado não perde dinheiro e pode aplicar no curto prazo, seja em imóveis, bens móveis e serviços.
Porém, se você deseja ter um retorno financeiro rápido sobre o investimento, o consórcio não é o ideal para você. Exceto se você optar pela oferta de lances, estratégia eficaz para acelerar a contemplação de algumas maneiras. Através de lances fixos ou variáveis, o consórcio pode te ajudar a aumentar o patrimônio ou obter lucratividade e renda.
Para isso acontecer, é preciso que o interessado faça uma boa pesquisa no site do Banco Central, órgão que fiscaliza e audita todas as administradoras do país. Ou seja: é vital conferir se a empresa responsável pela gestão do fundo é autorizada, pois, assim, seu investimento não correrá riscos.
Considerando que a contemplação é certa, consórcio é uma forma de investimento ideal para quem não tem disciplina na hora de economizar. E, também, para quem tem uma boa quantia em mãos e busca expandir seu patrimônio a custos baixos.
Para que você compreenda melhor, listamos as 6 principais vantagens de optar pelo consórcio quando o assunto é investimento.
LEIA MAIS: O que eu posso comprar ao investir em um Consórcio?
6 benefícios do consórcio
Confira abaixo os benefícios do consórcio na hora de fazer o planejamento financeiro para adquirir aquele bem que você tanto deseja:
1. Educação financeira
A educação financeira é um dos pilares mais importantes para alcançar nossos objetivos, razão pela qual deve ser trabalhada. A boa notícia é que realizar um consórcio é uma maneira de fazer um investimento seguro nessa habilidade. Com ele, você conta com uma espécie de poupança mensal para se autofinanciar. Portanto, o consórcio oferece aos investidores um plano de compra mais seguro e garantido, e ajuda a ter disciplina com o parcelamento.
2. Isenção de Juros
Ao contrário de outras formas de compra de bens, o consórcio não cobra juros de parcelamento, somente taxa de administração. Essa vantagem significa que, ao comparar consórcio com financiamentos, por exemplo, a taxa de juros é muito menor do que os juros sobre o valor do financiamento.
3. Investimento de baixo risco
Quase toda vez que você investe dinheiro em algo, existe a chance de não dar certo e você perder tudo. Prova disso são as cadernetas de poupança apreendidas pelo governo federal na década de 90, mesmo sendo considerada um investimento de baixo risco.
Já o consórcio, tem sua contraprestação totalmente garantida caso você pague as mensalidades corretamente, mesmo quando houver inadimplência de algum integrante do grupo. Por isso, é um investimento seguro para economizar seus recursos financeiros.
4. Sem necessidade de entrada
Quando um item é financiado, geralmente é necessário dar alguma parte do valor na entrada, não é verdade? Em um consórcio, no entanto, isso não é necessário. Sem contar que, nessa modalidade de negócio, não é preciso comprovar renda para começar a investir, pois, são documentos exigidos pela Administradora somente no ato de contemplação.
5. Menor burocracia
Você já deixou de realizar um sonho porque quer evitar toda a burocracia envolvida no processo? Bom, você não é o único. Muitas pessoas que tentam fazer um financiamento desistem no meio do caminho, porque precisam apresentar uma série de documentos e assinar contratos que colocam em risco o bem adquirido.
Com o consórcio não é assim. Nessa modalidade de negócio, ao fechar o contrato junto à administradora, a exigência de documentos é bem menor e os consorciados só passam por análise de crédito quando necessário. Além disso, sendo uma compra programada, quando você é contemplado, o bem já é praticamente seu: basta resgatar a carta de crédito e negociar a aquisição do bem diretamente com o fornecedor, sem burocracia ou enrolação.
6. Poder de compra à vista
O consórcio é um investimento de baixo risco que pode durar alguns anos. No entanto, você não corre o risco de perder dinheiro com a desvalorização da moeda e a inflação. Isso acontece porque o valor da carta de crédito é reajustado anualmente, de acordo com o índice estipulado contratualmente. Essa precaução é a garantia que o consorciado não será financeiramente prejudicado com o passar do tempo.
Outro benefício importante é que o investidor pode optar por não usar o valor da carta de crédito ao ser contemplado. Assim, o valor fica retido no fundo da administradora, sendo corrigido de acordo com os índices da economia atual. No encerramento do grupo, é possível sacar o valor corrigido em dinheiro.
Outro caminho possível ao ser contemplado é receber o valor de sua cota através da carta de crédito. Com ela, o consorciado pode negociar a compra de seus bens à vista, possibilitando descontos e economias não disponíveis na compra parcelada.
E aí, viu por que o consórcio é um investimento seguro?
Então, está esperando o quê? Busque uma administradora de sua confiança e não perca essa ótima oportunidade de investir!
E, considerando que você gostou deste conteúdo, faça como mais de 14 mil clientes satisfeitos e simule o seu consórcio conosco: www.consorcioreserva.com.br.