Tempo de leitura: 4 minutos
Ao decidirmos adquirir um veículo, é comum vir à tona aquela dúvida pertinente: devo comprar carro ou moto?
Para sanar essa questão é preciso estar com os pés no chão e pensar, racionalmente, na opção que mais combina com seu estilo de vida, suas pretensões e, sempre importante, optar pela alternativa que caiba no seu bolso sem apertar seu orçamento.
Vale ressaltar que, adquirir um bem, seja carro ou moto, requer planejamento e responsabilidade. Estes veículos possuem características distintas e, por isso, vale a pena analisar os prós e contras antes de efetuar a compra.
Se a indecisão sobre comprar um carro ou moto está pairando na sua cabeça, continue a leitura deste artigo! Apresentaremos pontos definitivos que, certamente, contribuirão para uma escolha assertiva.
Boa leitura!
Carro ou moto x conforto e agilidade
Se por um lado os carros oferecem mais comodidade e conforto, por outro, as motocicletas permitem maior agilidade e praticidade — e estes fatores podem ser cruciais na escolha entre eles. Sob essa perspectiva, é interessante definir a finalidade de uso dos veículos.
Para encarar o trânsito e ganhar tempo
Quem precisa se locomover de maneira mais ágil, principalmente em cidades com muito trânsito, não costuma hesitar ao escolher entre carro ou moto. Se essa for a sua maior necessidade, a motocicleta pode ser a opção ideal. Contudo, leve em consideração a vulnerabilidade a acidentes e intempéries climáticas.
Para dirigir com conforto
Se o seu objetivo é fazer percursos mais longos e/ou carregar bagagens e pessoas com conforto e segurança, a decisão entre carro ou moto é irrefutável. Neste caso, a dica é optar por um modelo de quatro rodas que atenda às suas necessidades e condições.
Atualmente temos à disposição automóveis para distintos perfis: para quem gosta de aventura, para quem tem a família grande, quem deseja extremo conforto, ou precisa de mobilidade e economia. Certamente há um modelo que se encaixe no que você busca.
A alternativa que mais condiz com seu estilo de vida
É comum vermos pessoas com carro ou moto usarem os veículos para distintas finalidades e ocasiões. Viajar de moto pode ser uma experiência incrível para uma ou duas pessoas. Se a família for maior, um carro é indispensável para que o passeio aconteça.
O ideal é atrelar o uso do veículo à sua rotina e ver o que melhor se adequa no momento da compra. Considere diferentes cenários e leve muito em conta o seu estilo de vida para não fazer uma compra sem sentido e evitar arrependimentos futuros.
LEIA TAMBÉM: Saiba como aumentar as suas chances de contemplação no Consórcio Reserva
Custo-benefício
Os veículos de duas rodas são, na grande maioria das vezes, mais econômicos no que diz respeito a consumo de combustível. Mesmo que a comparação seja entre carro ou moto de alta cilindrada, a segunda alternativa consome menos.
Pensando logicamente, o veículo mais leve é o que consome menos. Se você considera fazer longos percursos, a motocicleta pode ser a escolha ideal.
No que diz respeito aos custos de manutenção, é preciso ter em mente que nem sempre as motos serão mais econômicas. Aqui, o comprador deve levar em consideração modelos e cilindradas — motos com motores mais potentes podem acarretar em despesas mais altas.
Em alguns casos, a manutenção de carro ou moto pode acabar em valores semelhantes. O recomendado é prever a substituição de peças e pneus, que podem ser frequentes de acordo com o uso dos veículos.
Carro ou moto que trafega bastante tem uma vida útil menor, maior desgaste de peças e acessórios, o que requer mais revisões e reposições.
Investimento
Aqui temos um dos fatores decisivos na hora da escolha entre carro ou moto. Podemos certificar que os valores de uma motocicleta de alta cilindrada serão semelhantes ao valor de um automóvel popular. Para tomar a decisão correta, sob essa perspectiva, leve em consideração o impacto que ambos custarão ao seu orçamento.
Avalie questões familiares e as vantagens e desvantagens de um ou outro para o seu momento atual.
LEIA MAIS: Saiba como funciona o simulador de crédito no consórcio
Tenho um deles, mas gostaria de ter os dois!
Caso você já tenha um destes veículos e está pensando em adquirir outro sem prejudicar suas finanças, o consórcio pode ser a melhor alternativa.
Com o consórcio você tem a possibilidade de conquistar um carro ou moto de maneira programada, sem pagar juros abusivos, mantendo o controle dos gastos e sabendo exatamente quanto deverá investir: você escolhe o plano que melhor se adapte às suas condições.
No consórcio, você paga parcelas mensais e pode ser sorteado desde o primeiro momento! Além disso, é possível dar lances nos sorteios para aumentar a chance de contemplação.
Ficou interessado? Faça uma simulação do seu consórcio através do nosso site.