Tempo de leitura: 6 minutos
São raras as pessoas que, em algum momento da vida, não sentem a necessidade de investir em um carro, não é mesmo? Afinal, seja qual for o motivo, é inegável que contar com um automóvel traz segurança e praticidade para o dia a dia.
Considerando esse cenário, adquirir o primeiro carro com o consórcio (ou até mesmo trocar aquele automóvel usado) pode ser a alternativa ideal para quem pretende fazer uma compra programada, com a segurança de um investimento de qualidade. Para saber todos os detalhes sobre o assunto, basta acompanhar este conteúdo até o final.
Boa leitura!
O que é o consórcio?
O consórcio é uma modalidade de negócio baseada na associação de pessoas — físicas ou jurídicas — que, dentro de um grupo, pretendem formar um fundo para adquirir bens ou serviços.
Nesse sentido, as administradoras de consórcios são as responsáveis por realizar todas as etapas do negócio, motivo pelo qual é fundamental ter todo o cuidado ao fazer a sua escolha. Para auxiliar no cumprimento das normas, o site do Banco Central divulga o ranking de reclamações fundamentadas, regulamentadas e não regulamentadas de gestores.
Na prática, os consorciados diluem o valor do bem ou serviço desejado dentro de um prazo pré-estabelecido. Ao longo desse período, são pagas mensalidades correspondentes ao valor da aquisição, com base no que foi estabelecido em contrato.
LEIA TAMBÉM: Descubra os 7 motivos para investir em consórcios
Como o consórcio de carros funciona?
Imagine que você, assim como um grupo de pessoas, deseja adquirir seu primeiro carro com o consórcio (ou até mesmo trocar aquele modelo usado). Por meio de mensalidades, vocês contribuem com o valor pré-determinado para fundo comum, que funciona como uma espécie de poupança conjunta. Mensalmente, uma ou mais pessoas do grupo são contempladas com a carta de crédito na assembleia dos consorciados, através de sorteio ou de oferta de lance.
Pelo sorteio, você mantém o pagamento das mensalidades com a certeza de que a carta de crédito será disponibilizada a qualquer momento (dentro do prazo estabelecido em contrato). Assim, se você não tem dinheiro à vista, pode permanecer tranquilo enquanto aguarda a contemplação, poupando sua renda.
No entanto, se o seu desejo é adiantar a contemplação, a oferta de lances é o caminho mais adequado para você. Essa opção permite que você se planeje para ofertar lances a cada assembleia. E, assim como em um leilão, quem oferecer mais, garante a carta de crédito do mês.
A administradora deve fornecer um número de identificação individual aos consorciados. Ainda assim, é possível obter mais de uma cota por grupo, desde que as normas da administradora permitam tal prática.
Assim, ao ser contemplado com a carta de crédito, o consorciado (que deve estar adimplente) poderá adquirir o primeiro carro com o consórcio ou trocar o modelo anterior, seja ele zero quilômetro ou seminovo.
Logo, é fundamental fazer um bom planejamento e ter em mente que o consórcio, por não possuir data específica para contemplação, é mais indicado para as pessoas que não têm pressa ou não necessitam do bem imediatamente.
Antes de contratar o consórcio, portanto, leia com atenção todas as cláusulas presentes no contrato e verifique se todas as características do sistema de consórcio estão presentes no documento. Assim, você garante a aquisição do bem ou serviço sem correr riscos desnecessários.
LEIA TAMBÉM: Como conquistar o seu primeiro carro com o consórcio
Quais são as taxas do consórcio de carros?
A melhor opção para quem deseja comprar o primeiro carro com cautela e planejamento é o consórcio. Afinal, o consórcio para carros reúne uma série de benefícios em comparação com outros modelos de negócio tradicionais: parcelas menores e sem juros, sem necessidade de entrada, prazos maiores para quitação, entre outros.
Sendo assim, tirando o custo da admissão e do valor mensal do consórcio, o consorciado deve contar apenas com a taxa administrativa. Um valor geralmente baixo, mas que pode variar de administradora para administradora.
Por fim, ao ser contemplado e receber a carta de crédito em mãos, é possível fazer um negócio muito mais vantajoso na hora de adquirir o veículo, visto que a carta oferece o poder de compra à vista.
Após escolher o carro a ser adquirido, o consorciado deve indicá-lo à administradora que, por sua vez, conduzirá todo o processo de pagamento junto à concessionária.
LEIA MAIS: Conheça as formas possíveis de usar a sua carta contemplada
Quais tipos de carro posso comprar com o consórcio?
Com a carta de crédito em mãos, o consorciado vai para a etapa mais satisfatória de todo o processo: escolher o automóvel na concessionária. Ele possui a liberdade de optar pela marca e modelo que desejar, sendo um carro novo ou seminovo.
No entanto, os carros seminovos não podem ter mais de cinco anos de uso para serem adquiridos com a sua contemplação. Além disso, o valor da carta de crédito não pode ser utilizado para outros fins, como a aquisição de outros tipos de bem ou serviço, tais como aplicações em investimentos.
Saber dessas informações é fundamental, uma vez que os preços praticados nas duas modalidades podem impactar no seu planejamento financeiro.
LEIA TAMBÉM: Posso comprar um seminovo com o Consórcio de Carros?
Como o Consórcio Reserva te ajuda a comprar o seu primeiro carro
Com o Consórcio Reserva, você pode concretizar o sonho do primeiro carro ou, então, de trocar seus carros usados com planejamento financeiro, escolhendo pelas melhores opções de grupo e de carta, de acordo com o seu orçamento.
Na prática, isso possibilita realizar uma aquisição com poder de compra à vista, assim como a tranquilidade para planejar, com parcelas muito mais vantajosas em comparação a outras possibilidades de negócio, como o financiamento.
E o melhor: tudo isso sem entrada e sem taxa de juros!
Faça como mais de 14 mil clientes satisfeitos e transforme seus sonhos em realidade. Faça uma simulação de crédito agora mesmo e dê o primeiro passo em busca do seu carro novo!