Tabela de consórcio: o que é e como funciona?

Tabela de consórcio: o que é e como funciona?

Tempo de leitura: 5 minutos

A tabela de consórcio nada mais é do que um documento que atesta, com detalhes, todas as taxas que compõem o valor de uma cota. Quando o consorciado decide assinar um plano, de acordo com as suas possibilidades, esses valores – que vão desde taxa administrativa até fundo de reserva – constam na tabela de consórcio.

Esses percentuais que formam a tabela de reserva estão em todos os tipos de plano e consórcio, seja de bens ou serviços. Isso porque o consórcio, seja qual for, funciona como um autofinanciamento coletivo que, se não for bem planejado, pode causar prejuízos aos envolvidos.

Com as medidas certas, no entanto, não há por que temer. E é por isso que as empresas sérias de consórcio colocam tudo na ponta do lápis, para que você possa sempre tomar a melhor decisão com consciência. Saiba agora todas as taxas compostas pela tabela de consórcio. Boa leitura!

Taxas listadas na tabela de consórcio

Tabela de consórcio

Você sabia que a taxa de administração é a única forma de remuneração da empresa responsável pelo consórcio?

Apesar disso, geralmente ela não é a única taxa da tabela de consórcio, outros adicionais participam das parcelas mensais. Esses tributos são importantes, pois garantem a segurança do cliente em algumas situações, como desemprego ou inadimplência de outros integrantes do grupo. 

Confira agora as taxas que podem constar na tabela de consórcio de imóveis, automóveis ou veículos.

Taxa de administração

Por trás do plano de consórcio escolhido através da tabela de consórcio está sempre uma empresa responsável pela sua gestão. No caso da Reserva, essa taxa é o que proporciona toda a excelência do serviço. Com ela é possível encontrar as partes interessadas no negócio, formar grupos com participantes que tenham os mesmos objetivos, realizar reuniões e definir as regras e padrões de funcionamento do grupo.

A Taxa de administração é destinada ao pagamento dos serviços prestados pelo administrador. O tributo usado varia de acordo com a instituição escolhida, o período e o valor da carta de crédito exigida. 

Seguro

Na tabela de consórcio ainda pode constar os seguros. Eles são essenciais para evitar que o consorciado se sinta desamparado no caso de algum problema, como desemprego ou inadimplência de algum integrante do grupo. 

O contrato de consórcio também pode prever o pagamento de seguros, tais quais:

  • Quebra de Seguro-garantia, que salvaguarda as pontas em eventual rescisão de contrato;
  • O Seguro-desemprego, que garante o pagamento das prestações quando o titular fica desempregado;
  • Seguro de vida, que paga benefícios futuros quando o associado falece.

LEIA TAMBÉM: Autofinanciamento com consórcio: o que é e como fazer

Fundo de reserva

Como o consórcio é um investimento coletivo, na tabela de consórcio consta o Fundo de reserva. Isso porque o consórcio pode ser afetado por desafios, como a inadimplência de alguns de seus membros. 

Dessa maneira, o Fundo de reserva mantém o funcionamento normal do grupo nessas situações. 

Como as Taxas de administração, esse adicional é cobrado dividindo seu valor total pelo número de parcelas planejadas.

Fundo comum

Os Fundos comuns são os recursos que serão usados ​na compra de bens ou serviços para participantes elegíveis. Portanto, ele existe para formar o caixa do grupo, que representa a maior parte da composição da receita.

Na tabela de consórcio, a contribuição é calculada pelo valor total da carta de contemplação de destino. Dessa maneira, é só dividir o valor pelo número de meses do contrato, para identificar essa taxa.

LEIA TAMBÉM: Consórcio Contemplado: Saiba o que fazer após a contemplação

Como o Consórcio Reserva é ajustado?

Um dos grandes benefícios do Consórcio Reserva é que em sua tabela de consórcio não aparecem os juros. Isso porque não existem juros, assim como não existe entrada para participar de um grupo de consórcio. 

Isso significa que o consorciado vai pagar o mesmo valor do início ao fim do processo de contemplação? Não!

O reajuste do consórcio é uma atualização do valor mensal parcelado que, eventualmente, irá acontecer, uma vez que os preços dos produtos mudam de acordo com o mercado e a política monetária do país.

Assim, para equilibrar o sistema e oferecer as mesmas condições aos membros do consórcio, é necessário alterações no valor das cotas.

Essa mudança é uma alteração do valor da carta de crédito, de forma que o valor final acumulado não deprecie com o tempo. Além disso, para evitar a perda de poder aquisitivo dos clientes, são feitos ajustes de acordo com o valor do produto.

O grande benefício em relação a outras instituições financeiras é que você é informado sobre isso antes de assinar o contrato, e sabe que precisará se preparar para eventuais ajustes. Tudo é feito com muita transparência, já que somos rigorosamente fiscalizados pelo BACEN

Para saber qual o melhor plano que se adequa aos seus critérios, faça a simulação de crédito agora mesmo ou contate um de nossos consultores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *