Tempo de leitura: 7 minutos
Se você já conhece o básico sobre o funcionamento de um consórcio, sabe que é uma forma muito mais simples e segura de conquistar um bem ou serviço, não é? Os grupos de consórcio são como um autofinanciamento, em que cada integrante paga parcelas que cabem no bolso, sem entrada e com menos burocracia, realizando o sonho de todos os envolvidos. Você não sai com o seu bem na hora do contrato, como em outros investimentos, é verdade, mas paga um valor muito mais justo e sem surpresas. Apesar disso, durante o processo, algumas dúvidas sobre consórcios podem surgir, certo?
Qual a diferença de um consórcio de bens para um de serviços? O que é possível comprar por essa modalidade? Como fazer uma simulação? Quando vou ser contemplado? Existe taxa? Com certeza, essas e tantas outras dúvidas sobre consórcios podem surgir na hora de colocar o modelo como uma possibilidade de investimento.
Por isso, hoje vamos responder as 10 perguntas mais frequentes sobre consórcios e como ele pode te ajudar a realizar sonhos no momento em que você decide que esse é o melhor investimento para conquistar os seus objetivos. Prepara o caderninho e a caneta e vamos deixar tudo esclarecido?
1. Como funcionam as contemplações no Consórcio?
Quando falamos em dúvidas sobre consórcios, essa é uma das questões mais presentes.Primeiramente, é preciso esclarecer que todos os consorciados entram com as mesmas chances de serem contemplados.
As cartas de crédito, documento que permite a aquisição dos bens, são sorteadas a cada mês, na Assembleia, entre todos os participantes com as mensalidades em dia. Assim como em todas as administradoras fiscalizadas pelo Banco Central, como é o caso da Reserva, não há como prever quando ocorrerá a contemplação.
Apesar disso, além dos sorteios, é possível vencer uma oferta de lance antes do sorteio. No lance, há um valor mínimo para oferta, definido pela administradora e expresso no contrato. Ele não pode ser superior ao montante total das mensalidades a vencer, já que o valor é descontado das parcelas restantes.
2. Preciso escolher o que comprar no momento de contratação do consórcio?
Não. Essa é uma das grandes vantagens do consórcio: o planejamento. Você não precisa saber a marca do seu novo carro, tampouco saber qual apartamento adquirir no momento da assinatura do contrato do consórcio.
O que acontece é que você precisa apenas comprar um bem ou serviço de acordo com a categoria que você escolheu participar: imóvel, automóvel, maquinário agrícola, serviços.
3. O que é e como funciona a carta de crédito?
A carta de crédito é o documento que comprova que você foi sorteado e contemplado pelo consórcio de acordo com a lei. Isso significa que você pode, a partir de então, adquirir seus bens ou serviços. Uma das dúvidas sobre consórcios relacionados a isso é se é possível negociar nas lojas como se estivesse pagando à vista.
A resposta é sim! A carta de crédito equivale ao pagamento à vista. Por isso, não hesite em negociar aquele desconto, hein?
4. O que é e como funcionam as ofertas de lances?
Os lances devem ser ofertados antes do sorteio. Para se preparar para isso, o consorciado deve poupar e se inteirar sobre como os valores do lance variam nas assembleias.
No lance, há um valor mínimo para oferta, definido pela administradora e expresso no contrato. Ele não pode ser superior ao montante total das mensalidades a vencer, já que o valor é descontado das parcelas restantes. É importante calcular esse lance mínimo para a contemplação nas assembleias de um consórcio.
Trata-se de fazer uma estimativa sobre valores que conseguiram vencer nas reuniões anteriores, é uma previsão. Mas cuidado: não há como assegurar que um lance mínimo vencedor na assembleia anterior seja suficiente na seguinte!
LEIA MAIS: Saiba tudo sobre lances de consórcio: do planejamento a oferta
5. Se eu desistir do consórcio, terei meu investimento de volta?
Em partes. Segundo a lei 11.795/2008 é possível, sim, cancelar o consórcio. A partir desse momento, o ex-consorciado continua no grupo de assembleia e, quando for sorteado, em vez da carta de contemplação, receberá o seu dinheiro investido, descontado, é claro, a taxa de multa.
Se os sorteios forem realizados pela própria administradora, o desistente será o último sorteado.
Isso acontece uma vez que ao cancelar o consórcio, é como se os outros participantes também estivessem arcando com o prejuízo, pois o seu investimento já foi utilizado em outros sorteios.
Senso de coletividade, certo?
6. O que acontece após ser contemplado?
Depois da contemplação, você tem até o prazo limite do grupo para utilizar a sua carta e comprar o seu bem ou serviço.
Assim, não há motivo para correria. Planeje com cuidado todos os detalhes do seu sonho.
7. Existe prazo para a contemplação?
Não! Respeitando a isonomia entre os participantes, o Consórcio Reserva jamais vende um consórcio com data prévia para contemplação.
No entanto, cada grupo tem o seu tempo máximo para que todos integrantes sejam contemplados, mas isso depende de cada categoria e contrato.
8. O que eu posso comprar com o consórcio?
Hoje em dia a gama de bens e serviços que podem ser adquiridos com o consórcio é enorme. Apesar de ser uma das dúvidas sobre consórcios, está cada vez mais claro que os seus sonhos não têm limites.
É possível adquirir uma casa, um apartamento, um terreno, um carro, uma moto, maquinários agrícolas e também festas, viagens ou procedimentos estéticos e muito mais! Legal, né?
LEIA MAIS: Conheça as formas possíveis de usar a sua carta contemplada
9. Como aderir ao consórcio?
Se essa é uma das suas dúvidas sobre consórcios, pode ficar tranquilo! Aderir a um consórcio na Reserva é mais fácil do que parece.
Basta fazer uma simulação de crédito, escolher o melhor plano para você e conversar com um de nossos especialistas para dar início aos preparativos para a assinatura do contrato.
Depois é só participar dos sorteios e sonhar com a sua contemplação!
10. Quais são as vantagens de optar pelo consórcio para comprar um bem?
As vantagens são inúmeras, essa nem deveria estar na sua lista de dúvidas sobre consórcios, né?
Mas só para citar alguns, os principais benefícios são:
- Planejamento
- Juros zero
- Menos burocracia
- Senso de de coletividade
- Carta de contemplação oferece possibilidade de desconto e o bem já é seu no momento da compra
Bônus: como fazer a simulação do meu consórcio com a Reserva?
Agora que você já sabe de forma mais aprofundada sobre o consórcio e esclareceu todas as suas questões, caso ainda haja dúvida sobre consórcios em relação à simulação, nós queremos sanar rapidamente!
Quando o assunto é consórcio na Reserva, com um clique você faz simulação sem burocracias. Para isso, basta clicar neste link: www.consorcioreserva.com.br e, então, você dará o primeiro passo em direção ao seus sonhos.
Faça como mais de 13 mil clientes satisfeitos e transforme a sua vida em uma coleção de momentos incríveis, seja com o seu imóvel, automóvel ou serviço desejado e planejado!